No meu post anterior eu mostro um artigo científico que fala sobre o atividade física e a dor, é um artigo muito interessante, no post eu coloquei o link pro artigo na íntegra. É bom você vê-lo, porque ele mostra com detalhes sobre cada exercício físico realizado e o resultado para dor.

atividade fisica e saude fisioterapia saude fisica e mental

E aproveitando esse assunto de atividade física, eu gostaria de falar sobre 3 excelentes exercícios para que você cuide da sua saúde física e mental. Esses exercícios foram publicados na Harvard Medical School.

Lá no site da Harvard ele fala de 5 exercícios, mas eu vou falar sobre os 3 melhores aqui pro nosso Brasil.

São eles: natação, caminhada e musculação.

1 – Natação: é excelente porque ela diminui muito o impacto sobre as articulações. Pular no solo e pular dentro d’água são bem diferentes, no solo o impacto sobre os joelhos, tornozelo, quadril e coluna são bem maiores que na água.

2 – Caminhada: ótimo porque é muito prático, você não precisa gastar nem um real. Pode caminhar na rua, praça, parque, até dentro do condomínio dá pra fazer isso. Só é preciso um tênis legal e ideal para amortecer o impacto das passadas, pra não machucar seu pé, joelho, quadril ou coluna.

atividade fisica e saude

3 – Musculação: excelente porque temos que manter a força em todos os nossos músculos para evitarmos problemas articulares, osteoporose. Se não fizermos nada de atividade física vamos perdendo a força muscular, e ai vêm as artroses, bicos de papagaio, osteoporose… e a melhor forma de se evitar tudo isso é fortalecendo toda a musculatura. Não precisa ficar bombado viu, só em manter a sua força muscular por toda a vida já é o suficiente. Ai a estética é outra história rs, opção de cada um né.

O recomendado é que a atividade física ocorra pelo menos 3x por semana, por 1 hora por vez. Mas você pode iniciar um tempo e frequência menores que esses, ai você vai se adaptando. atividade fisica e saude fisioterapia saude fisica e mental

Se você tiver qualquer problema de saúde, problema cardíaco, problema em alguma articulação, converse com o seu médico antes sobre o seu desejo em se tornar alguém mais saudável e ele vai te orientar que é pra você não correr nenhum risco, tá.

Aqui está novamente o link do artigo lá no site da Harvard Medical School:

https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/5-of-the-best-exercises-you-can-ever-do


1 comentário

Fibromialgia: 6 recomendações provadas - Blog | Fisio Suzi Evangelista · 21 de Maio, 2020 às 15:13

[…] Leia sobre 3 Atividades Físicas para manter sua saúde física e mental […]

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *