Artigo publicado pelo The jornal of pain (Jornal oficial da sociedade americana de dor) em março de 2019, muitíssimo interessante em que foi realizado uma revisão de 164 artigos publicados relacionados a dor e exercícios físicos.

dor, fibromialgia, dor de cabeça, dor nas costas, dor na lombar, dor cronica, pessoas saudáveis, exercicio fisico e dorm fisioterapia tatuape, fisioterapeuta tatuape

E foi feita, com essa revisão toda, este artigo que traz para nós uma conclusão sobre tudo o que foi estudado e pesquisado por meio de artigos científicos.

Encontre cada artigo científico pesquisado

Todos os artigos que foram utilizados para pesquisa têm o nome e os autores divulgados, então dá para você encontrar cada artigo pesquisado. Você copia todos os dados e põe no Google, geralmente é o primeiro resultado. Eu confesso que só li alguns artigos, não todos. Mas todos que vi o resultado já apareceram na primeira parte ali do Google.

Veja também o post sobre dor ciática, com link para o artigo científico citado.

Esses artigos pesquisados são de 1990 até 2018, e tem um de 1981 e outro de 1982.

E a conclusão é que exercícios aeróbicos e de resistência aumentam o limiar de dor, ou seja, para a pessoa saudável sentir dor é preciso um estímulo maior do que o que era preciso antes da prática do exercício.

E pessoas com dores crônicas podem ter tanto a diminuição da dor quanto o aumento, depende do exercício.

Cada exercício que foi encontrado como estudo em cada artigo está em uma tabela nessa pesquisa.

Isso é ótimo!

La diz, por exemplo, que no estudo com pacientes que tinham dor crônica na lombar e fizeram bicicleta estacionária de 17 a 29 minutos tiveram uma diminuição na dor de forma global em ambos os grupos, tanto nos saudáveis quanto nos com dor crônica. E para medir a dor foi utilizado pressão até o limite do paciente. E tem o autor desse estudo lá na tabela, aí você encontra o título do artigo em que foi publicado esse estudo e consegue ler na íntegra (se quiser, pois são muitos, você pode ler so resultados que é justamente o que está nesse artigo do The Journal of Pain).

Realmente é bem interessante, vale a pena a leitura.

Para acessar o artigo clique aqui : https://www.jpain.org/article/S1526-5900(18)30456-5/fulltext

 


2 comentários

Incapacidades - Artigo científico | Fisio Suzi Evangelista · 15 de Outubro, 2019 às 1:52

[…] Veja também o post sobre exercícios físicos e dor crônica […]

3 Atividades Físicas para manter sua saúde física e mental - Blog | Fisio Suzi Evangelista · 17 de Outubro, 2019 às 19:37

[…] meu post anterior eu mostro um artigo científico que fala sobre o atividade física e a dor, é um artigo muito interessante, no post eu coloquei o link pro artigo na íntegra. É bom você […]

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *