Correlation of smartphone use addiction with text neck syndrome and SMS thumb in physiotherapy students

Correlação do uso viciado do smarthphone com a síndrome Text Neck e o polegar de digitador em estudantes de fisioterapia

text neck polegar do digitador uso do celular fisioterapia artigo cientifico

Os jovens adultos cresceram hoje com os telefones celulares como uma parte evidente de suas vidas. A síndrome do pescoço do texto (Text Neck) e o polegar do SMS (SMS thumb) podem ocorrer devido ao uso repetitivo de dispositivos portáteis (HHDs), resultando em lesões por esforço repetitivo ou em uma síndrome de uso excessivo durante o uso de telefones celulares ou outros dispositivos eletrônicos por períodos prolongados.

O objetivo foi avaliar a dependência autorreferida do uso de smartphones e correlacionar seu uso e distúrbios osteomusculares (DMS) no pescoço e nas mãos em jovens adultos saudáveis.

Métodos

O estudo examinou 100 estudantes de fisioterapia saudável de uma faculdade em Ahmedabad (Índia) por amostragem aleatória em mesa, na faixa etária de 20 a 25 anos. Foi solicitado aos alunos que preenchessem um pró-forma com os questionários de Escala de Dependência de Smartphone (SAS), Índice de Incapacidade de Pescoço (NDI) e Questionário de Desconforto de Mão de Cornell (CHDQ) anexado. O nível de significância foi mantido em 5%. O coeficiente de correlação de Spearman foi usado para correlacionar entre SAS e NDI e SAS e CHDQ, respectivamente.

text neck horas por dia no celular fisioterapeuta

 

métodos text neck pescoco de texto

 

 

Leia também Será que postura cervical tem a ver com dor de cabeça?

 

Resultados

Houve predomínio de mulheres em relação aos homens (mulheres-76, homens-24). A média ± DP do SAS, NDI e CHDQ foi de 102,49 ± 22,15, 30 ± 0,10 e 6,12 ± 8,73, respectivamente. O coeficiente de correlação de Spearman mostrou uma correlação positiva moderada significativa entre SAS e NDI (r = 0,671, p <0,001) e entre SAS e CHDQ (r = 0,465, p <0,001).

Esse gráfico mostra que quanto mais tempo no celular, mais dor no pescoço e tudo o que a envolve como problemas para dormir, dor de cabeça, etc.

resultados pesquisa cientifica

flexao do pescoço postura ruim no celular

Aqui acima ele diz que a postura de frequente flexão para o uso dos smartphones muda a curva cervical e aumenta o stress da coluna cervical, provocando irritação musculoesquelética. E esses movimentos estão associados ao aumento do risco de dor crônica do pescoço  e pode explicar a forte associação entre vício em uso do smartphone e dores no pescoço, encontrados nesse estudo.

Conclusões

O estudo mostrou que problemas musculoesqueléticos no pescoço e nas mãos (predominantemente polegar) podem ser observados em estudantes viciados em smartphones, que podem ser de curto prazo inicialmente, mas que posteriormente podem levar a incapacidade de longo prazo.

 

 

Baixe o artigo na íntegra:

https://www.ijcmph.com/index.php/ijcmph/article/view/2970

 

 

 

SHAH, Priyal P.; SHETH, Megha S.. Correlation of smartphone use addiction with text neck syndrome and SMS thumb in physiotherapy students. International Journal Of Community Medicine And Public Health, [S.l.], v. 5, n. 6, p. 2512-2516, may 2018. ISSN 2394-6040. Available at: <https://www.ijcmph.com/index.php/ijcmph/article/view/2970>. Date accessed: 11 june 2020. doi:http://dx.doi.org/10.18203/2394-6040.ijcmph20182187.

 


0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *