Vitamina D e Covid-19

Artigo, não sei se científico, mas foi publicado em maio de 2020, pelos autores Lorenz Borsche (borsche@gmx.de) e o Dr. Bernd Glauner, um matemático e físico, e o outro médico, na Alemanhã, associa fortemente a taxa de vitamina D à mortalidade do Covid-19.

Eu li esse artigo e gostaria de compartilhar com vocês. Acho que informação é fundamental. Mas, conversem com seus médicos caso decidam suplementar, ok.

Falando um pouquinho da importância da vitamina D, ela é uma das responsáveis por equilibrar o nosso sistema imunológico. Fundamental principalmente nesta época de pandemia. Mas sempre importantíssimo. Entre outras inúmeras funções.

E a principal forma de conseguirmos vitamina D naturalmente é tomando sol. Mas hoje em dia praticamente não tomamos sol. Então, o nível desta vitamina está baixo em quase todos.

 

 

Veja o gráfico:

vitamina D covid

 

Avaliaram 780 pacientes com Covid-19, e quanto maior a taxa da vitamina D, menor era a taxa de mortalidade. Quem tinha vitamina D acima de 30 representou menos de 10% das mortes. Já aqueles que tinha taxa de vitamina D de até 19, 100% morreram.

Em média, neste estudo, as pessoas tinham 60 anos. De acordo com a linha azul.

 

 

Leia também sobre Efeito Neurológico da Massagem na Anorexia, Autismo, Fibromialgia e Dores

Neste mesmo artigo, um outro estudo científico é citado:

vitamina D em pacientes ventilados artigo cientifico

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27419080/

Ele diz que pacientes internados também se beneficiam da suplementação de vitamina D. Neste estudo publicado em 2016 pela Journal of Clinical & Translational Endocrinology, com 31 pacientes já na UTI, que foram separados em 3 grupos, um placebo, um outro que recebeu um total de 25 mil IU de vitamina D e outro que recebeu um total de 35 mil UI.

O resultado é que o grupo placebo ficou 36 dias internado, o de 25 mil UI ficou 25 e o de 35 mil UI ficou 18. Então, em casos agudos a suplementação também pode ser útil.

Agora você tem a informação de que a vitamina D é importante para a imunidade e pode ser eficaz para a Covid , converse com o seu médico para verificar o quanto você tem dessa vitamina, um exame de sangue específico verifica isso, e sobre a necessidade de suplementação.

Caso você precise, fale comigo que eu te indicarei meu médico, tá.

 

 

Baixe o artigo científico sobre a redução do tempo de internação e vitamina D: https://reader.elsevier.com/reader/sd/pii/S2214623716300084?token=D9FC8DCDF1B54B598843EFD6D139A36770DFB7B780F8E42CE52F702D9028452B7C726012B708105F03BEABCADB7B807E 

Baixe o artigo sobre a Vitamina D e a Covid: https://borsche.de/res/Vitamn_D_Essentials_EN.pdf

 

 

Blog do Lorenz Borcshe em alemão, mas clique com o botão direito e traduza para o português, tá https://borsche.de/page/vitamind_sars

 

Artigo científico:

High dose vitamin D administration in ventilated intensive care unit patients: A pilot double blind randomized controlled trial

Author links open overlay panelJenny E.Hanab1Jennifer L.Jonesc1VinTangprichacdMona A.BrownaLiHaocGautamHebbarcMoon JeongLeecShulingLiueLou Ann S.BrownfThomas R.ZieglercGreg S.Martinab

aDivision of Pulmonary, Allergy, Critical Care and Sleep Medicine, Department of Medicine, Emory University, Atlanta, GA, USA

bEmory Critical Care Center, Emory University, Atlanta, GA, USA

cDivision of Endocrinology, Metabolism and Lipids, Department of Medicine, Emory University, Atlanta, GA, USA

dAtlanta VA Medical Center, Decatur, GA, USA

eRollins School of Public Health, Emory University, Atlanta, GA, USA

fDivision of Neonatal–Perinatal Medicine, Department of Pediatrics, Emory University, Atlanta, GA, USA

Received 14 April 2016, Revised 29 April 2016, Accepted 29 April 2016, Available online 5 May 2016.

 

Leia mais sobre vitamina D:  https://pt.wikipedia.org/wiki/Vitamina_D

 


0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *