Este artigo cientifico trata sobre postura e foi publicado pela The Scientific World Journal, localizada em Londres, em 2015.

 

fisioterapia, RPG, postura e dor nas costas e lombar

Ele quis saber os efeitos no curto  e longo prazo do RPG (reeducação postural global) na dor lombar crônica. Aqui está o título do artigo científico:

 

artigo cientifico fisioterapia rpg dor nas costas dor lombar

Efeitos em curso e longo termo do RPG (Reeducação Postural Global) na dor crônica da coluna lombar: um estudo controlado com 1 ano de acompanhamento

RPG x Fisioterapia

A pesquisa comparou o RPG a fisioterapia convencional (exercícios, alongamentos e massagens) para reduzir a dor nas costas e melhorar a postura.

No total 103 adultos foram recrutados. Mas alguns foram excluídos por não se enquadrarem ao estudo e no final sobraram 60, 30 foram tratados com a fisioterapia e 30 com o RPG (você pode ver mais detalhes sobre os métodos, baixando o artigo, o link está aqui no final da página)

 

fisioterapia, RPG, postura e dor nas costas e lombar

Para os 2 grupos os tratamentos foram feitos 2 x por semana, de 60 minutos cada, num total de 15 sessões.

Os exercícios da fisioterapia focavam a consciência corporal, nas funções musculares (alongamento de músculos encurtados, fortalecimento de músculos fracos) na estabilização da coluna, e na correção postural de qualquer desalinhamento. Cada  sessão foi individual, só o fisio e o paciente.

 

Leia também sobre Fascia lombar encurtada tem relação com dor na lombar?

 

 

Foi usado um questionário específico para avaliar como estavam as atividades diárias, o Roland and
Morris Disability Questionnaire (RMDQ), e um para a dor, com uma entrevista também, no final.

Os 2 grupos foram estatisticamente e clinicamente associados com os resultados de dor e função muscular. Sendo que 1 ano depois, as pessoas tratadas com o RPG permaneciam sem dores.

 

Resultadosfisioterapia, RPG, postura e dor nas costas e lombar

Então como tanto a fisioterapia quanto o RPG dão excelentes resultados para dor e devolução das funções musculares (exemplo: se a pessoa não conseguia subir escadas direito, agora consegue) é bem melhor fazer o seu tratamento com um fisioterapeuta que tenha formação e experiência também com o RPG. Assim seu tratamento irá utilizar as ótimas técnicas para o seu melhor resultado.

 

 

Link do artigo e ver todos os detalhes: http://downloads.hindawi.com/journals/tswj/2015/271436.pdf

Esse artigo foi publicado aqui: https://www.hindawi.com/journals/tswj/2015/271436/

 

 


0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *